José Jorge diz que Luís Eduardo viabilizou as reformas econômicas

Da Redação | 16/03/2005, 00h00

O senador José Jorge (PFL-PE), primeiro orador na sessão em homenagem a Luís Eduardo Magalhães, destacou que o deputado, como presidente da Câmara e líder político, viabilizou as reformas que atualizaram a economia brasileira, no começo do governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo lembrou, essas reformas permitindo que o Brasil se inserisse no mercado internacional.

- Luís Eduardo foi o líder que conduziu esse processo. Eu tenho dúvidas de que, sem Luis Eduardo, tivéssemos condições de realizar as mudanças que modernizaram a economia deste país - afirmou José Jorge.

  José Jorge apontou ainda a contribuição do deputado no campo da Educação. O senador mencionou que, como presidente da Câmara dos Deputados Luís Eduardo o incumbiu de relatar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O José Jorge ressaltou que a proposta já tramitava no Congresso havia mais de 10 anos e ele teve apenas 90 dias para unificar os dois projetos existentes. Garantiu no entanto que, com o apoio de Luís Eduardo, a matéria foi aprovada e ainda hoje, com poucas alterações, é ela que norteia a educação no país.

José Jorge relembrou também que, nas noites de terça ou de quarta-feira, no restaurante Piantella, a mesa de Luís Eduardo era a mais multipartidária possível. Segundo o senador, ali se debatiam muitos assuntos que na semana seguinte seriam votados na Câmara dos Deputados.

Em apartes, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou que havia uma expectativa em toda Nação de que Luís Eduardo seria o nome mais indicado para assumir a presidência da República, ao final do mandato de Fernando Henrique. Tião Viana reconheceu que o respeito de Luís Eduardo pelos compromissos assumidos nas negociações políticas ainda hoje é uma referência para as negociações no Congresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: