Gilberto Miranda cobra implementação de gasoduto

Da Redação | 23/02/2005, 00h00

O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) cobrou do governo a implementação do projeto do gasoduto Urucu-Manaus. De acordo com o parlamentar, o Amazonas e, particularmente a cidade de Manaus, sofrem há tempo com problemas de abastecimento de energia elétrica.

- A indústria, o comércio e a população de Manaus seguem padecendo com as interrupções de fornecimento e com um serviço irregular, deficiente, e, o que é pior, altamente subsidiado por todos os consumidores de energia elétrica no país, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis, a conhecida CCC - informou ele, acrescentando que o fato de as térmicas que abastecem Manaus utilizarem quatro tipos de combustíveis diferentes, todos derivados de petróleo, cada um com um preço diferente do outro, tornam o problema ainda mais complexo.

A conta CCC foi criada pelo governo para subsidiar os sistemas isolados, ou seja, que não estão interligados ao sistema nacional de energia hídrica, ao qual pertence Itaipu, por exemplo. Os custos de geração elétrica em Manaus recebem 70% de subsídios, pagos por consumidores do sistema integrado.

A construção do gasoduto foi considerada a melhor solução para o abastecimento de Manaus em um estudo conduzido pelo Ministério das Minas e Energia, Petrobras, Eletrobrás e Eletronorte, em 1995.

A previsão de investimentos totais é da  ordem de US$ 500 milhões, sendo que deverão ser gerados 3.500 empregos durante a obra.

A supressão da mata para a construção do gasoduto poderá depender de autorização do Ibama, conforme decisão judicial obtida pelo Ministério Público Federal, embargando a abertura de 31 clareiras. O assunto continua sub judice.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: