Eduardo Siqueira Campos recebe delegação de parlamentares sul-coreanos

Da Redação | 19/01/2005, 00h00

O 2º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), recebeu, na tarde desta quarta-feira (19), no gabinete da Presidência, uma delegação de parlamentares da Coréia do Sul, chefiados pelo ex-vice primeiro-ministro, Gin Pyo Kim, e integrada pelos deputados Taek Sôo Ahn, Jae Duck Sim e Sang Jeong Sim.

Ao saudar a delegação, Siqueira Campos afirmou que o Brasil deseja iniciar uma nova fase nas relações entre os dois países, deixando de ser um mero exportador de produtos primários para firmar parcerias com a Coréia do Sul com a finalidade de adquirir tecnologias de ponta para exportar produtos com maior valor agregado.

-- Tenho grande entusiasmo pelas oportunidades de integração entre os dois países. Este será o espírito da visita do presidente Lula à Coréia do Sul, no próximo mês de maio. Com a aprovação das Parcerias Público-Privadas, o caminho está aberto, também, para receber investimentos de empresas sul-coreanas em projetos de infra-estrutura no país -- ressaltou.

Gin Pyo Kim confirmou a intenção do governo sul-coreano de expandir e diversificar as relações entre os dois países, passando a importar soja, mas também investindo mais na economia brasileira no regime de joint-ventures.

Ele afirmou, ainda, que Brasil e Coréia do Sul precisam unir forças para obter financiamento internacional para ampliar o comércio bilateral.

O chefe da delegação presenteou o Senado com uma réplica de um par de brincos banhado de ouro, proveniente do Tesouro Artístico da Coréia do Sul, datando do século V da era cristã. Siqueira Campos o presenteou com livros de arte sobre a região do Jalapão (TO) e sobre a formação histórica da cidade do Rio de Janeiro.

Todos os integrantes da delegação, bem como os membros da embaixada coreana em Brasília, que  a acompanhavam, receberam medalhas comemorativas dos 180 anos do Parlamento brasileiro.

Antes de vir a Brasília, a delegação esteve com o prefeito de São Paulo, José Serra, quando pediu proteção para os 50 mil coreanos que moram na cidade e se ocupam do setor de confecção de roupas.

Em Brasília, a delegação parlamentar da Coréia será recebida, ainda, pelo vice-presidente da República, José Alencar e pelos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: