Jerson Kelman é aprovado como diretor-geral da Aneel
Da Redação | 14/12/2004, 00h00
A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, por unanimidade, no início da tarde desta terça-feira (14), o nome do engenheiro Jerson Kelman para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O indicado, que substituirá José Mário Abdo, foi diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). O assunto será examinado ainda pelo Plenário do Senado.
Kelman foi o coordenador da equipe que diagnosticou as causas do racionamento de energia, em 2001. O engenheiro foi um dos signatários do documento que apontou que a causa não era apenas a falta de chuvas, mas também a ausência de investimentos e falhas de comunicação entre os órgãos de governo, que não alertaram sobre o agravamento da crise.
Carioca de 56 anos, Kelman formou-se em Engenharia Civil no ano de 1971. No período de 1976 a 1991 foi pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). Também exerceu o cargo de consultor do Banco Mundial no semi-árido nordestino. Desde dezembro de 2000, quando a ANA foi criada, ele ocupou a função de diretor-presidente da agência.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: