Senado inaugurou nesta terça-feira a ordem do dia eletrônica

Da Redação | 30/11/2004, 00h00

Foi inaugurada nesta terça-feira (30), no Senado Federal, a ordem do dia eletrônica, que permite aos senadores acesso à pauta, com todos os assuntos prontos para debate e votação em Plenário, por meio eletrônico. Para implantar o novo sistema, foi criada uma rede wireless (sem fio) e adquiridos notebooks, tablets e PCs para uso dos senadores.

O novo sistema permitirá aos senadores localizar itens em debate, recorrer ao anexo para verificar remissões a textos legais e encontrar o avulso de proposições sem obrigar-se ao manuseio de um calhamaço de folhas. A princípio, o sistema não trará as ordens do dia anteriores. Estarão disponíveis as matérias prontas para votação, assim como a agenda das próximas sessões.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) considerou a medida positiva. Elaressaltou a redução no consumo de papel, com a adoção do novo sistema, lembrando o volume de anexos e de avulsos entregues diariamente aos senadores no Plenário e o que isto significa em termos de preservação de árvores.

O senador Leonel Pavan (PSDB-SC), ao comentar a novidade, disse que os senadores, agora, poderão acompanhar as votações "sem ter que vasculhar tantos papéis".

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) considerou um grande avanço para o Senado a implantação do novo sistema, frisando que irá facilitar muito o trabalho dos senadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: