Jucá destaca importância do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2003

Da Redação | 29/11/2004, 00h00

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) ressaltou a importância do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2003, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O enfoque do relatório são desafios como a concentração de renda, a corrupção e problemas que existem no comércio internacional, que têm impedido a diminuição drástica ou mesmo a erradicação da pobreza no mundo, afirmou Jucá.

- As conclusões a que chega o relatório não são inéditas. Bandeiras como a universalização do ensino, a igualdade entre os sexos e a redução da mortalidade infantil, há muito, são defendidas por aqueles minimamente preocupados com o tema da desigualdade social, tanto no Brasil como no contexto regional sul-americano - disse o senador.

 No plano interno de cada um dos países, o relatório aborda o problema da corrupção endêmica e do favoritismo de ordem personalista.                  

 Jucá considera que as políticas comerciais dos países ricos, abordadas no relatório, continuam a ser altamente discriminatórias em relação às exportações dos países em desenvolvimento. Para ele, a vitória do Brasil, obtida na Organização Mundial do Comércio (OMC),  na questão do algodão, foi fundamental e transcendeu as fronteiras nacionais para sinalizar ao mundo as injustiças cometidas pelos "gigantes" do livre-comércio.

Por esses motivos, Romero Jucá acredita que a sociedade deva louvar a iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no sentido de congregar e divulgar esforços, medidas e sugestões  para o combate à pobreza no mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: