Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco

Da Redação | 29/11/2004, 00h00

Às vésperas da reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) advertiu o governo federal no sentido de não promover uma fraude a partir da decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco sobre a transposição das águas do rio. Embora o governo esteja divulgando o apoio do comitê a todo o projeto, a parlamentar afirma que o colegiado só admite a obra para reforçar o abastecimento para consumo humano e animal.

- Em todas as plenárias o comitê decidiu contra o projeto de transposição, abrindo uma exceção na última, realizada em Salvador, para abastecimento humano e animal - disse.

De acordo com Heloísa Helena, apenas 2% do projeto beneficia localidades do semi-árido nordestino, sendo que 90% buscaria viabilizar iniciativas de agricultura irrigada para exportação.

- Sabemos que existem tantas alternativas concretas, ágeis e com menor custo que não seria necessária a transposição - frisou a senadora, atribuindo a disposição da gestão Luiz Inácio Lula da Silva de encampar o projeto como "a tara que todo governo tem de fazer grandes obras".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: