População está insatisfeita com a saúde, afirma Pavan

Da Redação | 26/11/2004, 00h00

Ao divulgar pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz, segundo a qual 57% da população usuária do Sistema Único de Saúde está muito insatisfeita com o atendimento, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) reivindicou uma tomada de consciência das deficiências do sistema, bem como a implementação de medidas eficazes de correção.

- Eliminar as fraudes nos ministérios e demais órgãos afetos à área de saúde é um primeiro passo. Nada de varrer o lixo para debaixo do tapete. Que ele seja exposto à luz do dia, para ser execrado pela população e autoridades com senso de dever social - destacou.

Segundo Pavan, eliminar o desperdício e o comportamento perdulário da administração representa o caminho mais curto para reduzir custos e melhorar as  condições de funcionamento, sem a necessidade do aumento de recursos financeiros ou de novas taxas ou contribuições.

Pavan garantiu que a confiabilidade da administração pública é pré-requisito para a redução do custos e o barateamento do sistema.

Mas o senador por Santa Catarina ressaltou que, acima de tudo, as políticas de prevenção, como as campanhas de vacinação e eliminação de práticas favorecedoras de propagação de epidemias e endemias, devem ser incrementadas e reforçadas pelos governos federal, estaduais e municipais.

  Pavan sustentou que, sem planejamento global para o Sistema Único de Saúde, não haverá nenhum avanço significativo. Ele disse que o governo federal, após quase dois anos de atuação, ainda está a dever à população brasileira uma resposta convincente para a questão da saúde no país.

- Permanecemos com a firme convicção de que o governo não sabe lidar com a saúde pública dos brasileiros - concluiu Leonel Pavan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: