Mozarildo elogia trabalho da Embrapa em Roraima
Da Redação | 26/11/2004, 00h00
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) elogiou o trabalho que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem desenvolvido em Roraima. Ele ressaltou que apesar da localização do estado, no extremo norte do país, e da distribuição demográfica rarefeita, com muitas comunidades situadas a longas distâncias umas das outras, a Embrapa se faz presente, pesquisando os cultivares mais adequados, desenvolvendo novas técnicas, ao alcance da população mais carente e melhorando os níveis de produtividade.
O trabalho desenvolvido pela Embrapa junto às comunidades indígenas foi destacado pelo senador. Os melhores resultados, disse o senador, foram obtidos nos últimos três anos, quando a empresa reorganizou seus recursos humanos e designou uma equipe de profissionais de elevado nível para pesquisar e também transferir tecnologia do seu centro de pesquisa eco-regional.
As ações têm sido realizadas em parceria com entidades representativas das aldeias e com órgãos governamentais. Essas parcerias em o objetivo de desenvolver sistemas de produção diversificados e sustentáveis para aumentar a segurança alimentar e gerar receita cm a venda dos excedentes, explicou o senador.
Mozarildo relatou que em 2002 a Embrapa já viabilizara, com bons resultados, a implantação de uma área de consórcio comunitário com o plantio de banana, melancia e feijão caupi. A produção excedente de melancia foi vendida nas comunidades próximas e os recursos obtidos com a venda foram reinvestidos no programa, o que permitiu aumentar a área plantada.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: