João Ribeiro defende maior entrosamento entre Brasil e Estados Unidos
Da Redação | 26/11/2004, 00h00
- O pragmatismo que tem pautado o diálogo governamental Brasil-Estados Unidos, sem deixar que diferenças ideológicas interfiram em nossa imensa agenda em comum, é um alento para os empreendedores privados - acredita João Ribeiro, considerando o momento "mais que propício" para o empresariado brasileiro estreitar os laços com o mercado norte-americano.
Para o parlamentar, a permanência de George W. Bush no comando dos Estados Unidos, associada ao capital político conquistado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plano internacional, renova as expectativas de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ao mesmo tempo em que defende a iniciativa comercial, João Ribeiro adverte que a mesma deve se pautar pelo equilíbrio e pela consideração das assimetrias entre a América do Norte e a América Latina.
Ainda como facilitador da aproximação de interesses entre Brasil e Estados Unidos está, segundo João Ribeiro, "a visível empatia" entre os dois chefes de estado, "patrimônio que não pode ser desprezado". Ele lembrou que "essa afinidade e a disposição para o trabalho em conjunto" ficaram evidentes já na primeira visita de Lula a Bush, em 2002.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: