Alberto Silva sugere a Lula que ouça o PMDB
Da Redação | 26/11/2004, 00h00
O senador Alberto Silva (PMDB-PI) sugeriu, nesta sexta-feira (26), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ouça o PMDB, que classificou como "uma fonte de inspiração política". Na sua opinião, é importante que o PMDB permaneça no governo.
- Presidente, ouça as lideranças do PMDB, que está na base de sustentação. O PT tem muito o que aprender sobre política, ainda. É aprendiz de política. E sendo aprendiz, erra, por várias formas, porque não conhece os assuntos, porque quer impor a sua vontade. Isso está acontecendo e cria problemas nas bases de sustentação partidária do governo - alertou Alberto Silva.
O senador acrescentou que Lula deve "olhar bem" como o seu governo está constituído. E disse que todos os diretórios regionais do PMDB têm uma satisfação a dar aos seus eleitores, que perguntam se o partido está participando do governo.
- E participar do governo significa participar das decisões governamentais - disse o senador, lembrando que o presidente Lula envia um número expressivo de medidas provisórias ao Congresso, das quais algumas, em sua avaliação, são necessárias e outras, não.
Para Alberto Silva, é importante que os ministros compreendam o papel do PMDB, que, segundo o senador, está muito bem descrito em artigo da cientista Lúcia Hippolito publicado no Correio Braziliense.
No artigo citado pelo senador, Lúcia Hipólito afirma que o esforço do presidente da República para manter o PMDB na base do governo, com o objetivo de garantir a governabilidade e construir uma aliança para sua reeleição em 2006, é louvável mas pode resultar em fracasso se Lula da Silva não entender que o PMDB parlamentar é um, e o PMDB eleitoral é outro. De acordo com a cientista política, o sistema partidário-eleitoral move-se de acordo com uma lógica própria, mas não se traduz automaticamente no sistema partidário-parlamentar.
No final de seu discurso, Alberto Silva propôs ao governo que crie a Câmara de Gestão destinada à recuperação da malha rodoviária nacional. Segundo o senador, Lula será aplaudido em todo o Brasil se adotar essa iniciativa, porque em todo o país as estradas estão destruídas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: