Zambiasi exalta a relevância da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre
Da Redação | 24/11/2004, 00h00
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) exaltou a relevância da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS) recentemente encerrada, durante a qual foram realizadas 730 sessões de autógrafos e 60 saraus musicais e teatrais, tendo sido vendidos meio milhão de exemplares de livros. Para ele, mais do que uma ocasião para se comprar livros, a feira já se consagrou como "um monumento móvel à cultura".
Entre os fatos importantes que marcaram a feira, Zambiasi citou o anúncio da decisão do presidente da República de restabelecer o artigo 4º da Lei que instituiu a Política Nacional do Livro, desonerando os livros nacionais e estrangeiros de todos os impostos, contribuições e taxas. Num país em que o livro ainda é um artigo de comércio difícil, com preço inacessível para muitos, a decisão terá desdobramentos múltiplos e duradouros, disse.
Zambiasi destacou a importância da participação do Senado Federal na feira, já tradicional desde 1995. Através da Comissão das Feiras do Livro, o Senado vem possibilitando que mais e mais pessoas conheçam sua história, a forma de condução dos trabalhos legislativos e suas publicações, disse o senador.
O senador pelo Rio Grande do Sul destacou a iniciativa do Senado de enviar este ano para a feira exemplares do Dicionário da Língua Portuguesa, das Constituições federal e estadual, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente, todos editados em braile.
- Trata-se de uma importante iniciativa de inclusão social, uma vez que os deficientes visuais, como todos nós, dependem dos livros como fonte de conhecimento e informação - destacou.
Por iniciativas como essa, o Senado foi vencedor, em 2003 e 2004, do prêmio O Sul e os Livros, na categoria Destaque Nacional, promovido pela Rede Pampa de Comunicação, com o apoio da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.
Ao final de seu discurso, Zambiasi passou às mãos do presidente do Senado, José Sarney, o troféu, idealizado pela artista plástica gaúcha, Glorinha Corbetta.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: