Putin visita Senado e ressalta a Sarney importância estratégica do Brasil para a Rússia

Da Redação | 22/11/2004, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta segunda-feira (22), no Salão Nobre da Casa, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em visita oficial ao país, e agradeceu o apoio russo à pretensão brasileira de ocupar uma vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Putin ressaltou a importância estratégica do Brasil para a política externa russa, que seria comparável apenas à da China, Ucrânia e França.

Sarney assinalou que Putin é o primeiro presidente russo a visitar o Brasil, e lembrou sua própria viagem à Rússia, logo após a dissolução da antiga União Soviética.

As excelentes relações entre Brasil e Rússia começaram quando eu era presidente da República. Fui o primeiro presidente brasileiro a visitar a Rússia. Na área comercial já estamos muito adiantados, e agora avançamos nos acordos de cooperação econômica e política - disse Sarney.

A conversa entre Sarney e Putin teve também momentos de descontração, como quando o assunto foi futebol.

Eu disse ao presidente Putin que nós podíamos ensinar tudo a eles em matéria de futebol, mas não podíamos ensinar como é que nós ganhamos as Copas do Mundo - contou senador.

Sarney também ressaltou a Putin as grandes possibilidades de evolução do relacionamento entre os parlamentos dos dois países, tendo mencionado como fato importante para este objetivo a recente visita do presidente da Federação Russa, o equivalente ao Congresso Nacional do Brasil.

Participaram do encontro os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE); Edison Lobão (PFL-MA), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Marco Maciel (PFL-PE), que como vice-presidente da República do governo passado participou de comissão de alto nível responsável pelo avanço das relações entre os dois países; e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que visitará a Rússia, ainda este ano, como observador dos parlamentos latino-americanos e participará da reunião de parlamentares de países da antiga União Soviética para discutir medidas de combate ao terrorismo internacional.

Também estava presente o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Carlos Melles. O embaixador russo em Brasília, Vladimir Tyurdenev, acompanhava a comitiva de Putin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: