Juvêncio presta homenagem à Embrapa
Da Redação | 18/11/2004, 00h00
O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) prestou homenagem à Embrapa Recursos Genéticos, pelo transcurso dos 30 de criação daquela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em discurso no qual advertiu para a necessidade da revisão de leis ambientalistas que dificultam a pesquisa genética e o aproveitamento imediato dos seus resultados na produção agropecuária do país, Juvêncio lembrou que hoje o agronegócio brasileiro representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 40% das exportações brasileiras, podendo este percentual ser ampliado em função do equilíbrio entre a pesquisa biogenética e as leis ambientais, conforme avaliou.
- Para a agropecuária, o grande desafio desse século é a busca de soluções sustentáveis, que incorporem tecnologias inovadoras às culturas de importância econômica, que sejam competitivas frente aos mercados mundiais e que aumentem a renda do produtor ao longo das cadeias produtivas - sustentou o senador.
Juvêncio da Fonseca destacou que a unidade, uma das 40 da Embrapa, denominada na sua fundação, em 1974, Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen), desenvolve atividades de intercâmbio, quarentena, coleta, caracterização, conservação, avaliação, documentação, informação, conservação e uso de germoplasma com o objetivo de aumentar a variabilidade genética de espécies agrícolas e disponibilizá-las para a pesquisa agropecuária no Brasil.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: