Sarney recebe presidente coreano
Da Redação | 17/11/2004, 00h00
O presidente do Senado, José Sarney, recepcionou nesta quarta-feira (17), no Salão Nobre da Casa, ao lado do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, o presidente da República da Coréia, Roh Moo-hyun, em visita oficial de três dias ao Brasil. O senador ressaltou a importância da viagem, assinalando que a Coréia já é o terceiro parceiro comercial do Brasil na Ásia, com negócios que movimentam cerca de US$ 2,5 bilhões ao ano, além de desfrutar de posição de relevo no atual contexto internacional.
Sarney lembrou ainda que a colônia coreana no Brasil é "bastante expressiva", e que os investimentos das empresas coreanas são muito significativos para nossa economia. O presidente da Coréia também tocou nesse ponto, sugerindo que caberá ao Congresso "o grande papel de trabalhar para criar um ambiente mais favorável à expansão desse mercado".
Moo-hyun disse que vai empenhar-se pessoalmente para agilizar a formação do grupo parlamentar coreano-brasileiro e viabilizar a visita de parlamentares brasileiros. O presidente coreano afirmou que seu país apóia as posições brasileiras de erradicação da fome e da pobreza e está disposto a cooperar nas áreas de justiça social e direitos humanos, além de dar especial ênfase à área tecnológica, com destaque para os setores de informática, eletrônica, energia nuclear e indústria aeroespacial.
O presidente da Coréia recebeu de Sarney um exemplar da edição coreana de seu romance Saraminda e disse que era uma agradável surpresa saber que, além da política, o senador também se dedicava à literatura. Antes de retirar-se, Moo-hyun assinou o livro de honra, juntamente com sua comitiva, o embaixador coreano em Brasília, Kwang-Dong Kim, e os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: