Sarney prevê incremento nas relações do país com o Vietnã

Da Redação | 17/11/2004, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (17), no Salão Nobre, o presidente do Vietnã, Tran Duc Luong, que visita o Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente vietnamita lembrou os 15 anos do estabelecimento de relações entre seu país e o Brasil. Sarney anteviu que esse relacionamento se intensificará, em razão de os dois países comungarem dos mesmos ideais em favor da paz universal.  

Tran Duc Luong ressaltou o papel do Brasil na América Latina e no Mercosul, enfatizando o potencial brasileiro para construir um grande futuro. Ele elogiou o programa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de combate à fome, assim como o sucesso do programa brasileiro de combate à Aids. E convidou o presidente do Senado para visitar o Vietnã.

Sarney afirmou que o Vietnã é uma referência muito importante para o Brasil na Ásia. Disse que a cooperação existente entre os dois países vai se fortalecer e destacou o papel dos grupos de cooperação parlamentar Brasil/Vietnã. Brincando, disse esperar que os jogadores brasileiros que ali atuam não ensinem o Vietnã a ganhar a Copa do Mundo.

Além da comitiva de Tran Duc Luong, participaram da solenidade o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP), e os senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Aloizio Mercadante (PT-SP), Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Augusto Botelho (PDT-RR).

Durante a audiência, o senador Eduardo Suplicy entregou a Tran Duc Luong  uma cópia da palestra por ele realizada, em setembro passado, em Barcelona (Espanha), sobre como garantir o direito de todas as pessoas participarem da riqueza das nações, mediante o recebimento de uma quantia, a ser paga a todos, indistinta e incondicionalmente: a renda básica de cidadania.

> Sarney recebe presidente coreano

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: