Mão Santa diz que juízes devem cultivar as virtudes
Da Redação | 16/11/2004, 00h00
O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou nesta terça-feira (16) que a verdadeira reforma do Judiciário deveria começar pelos homens que a fazem. Lembrando o jurista, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Evandro Lins e Silva, o senador disse que o que faz a Justiça não são os prédios nem a ostentação, mas os homens. "A grande reforma começa pelo cultivo das virtudes", aconselhou.
Mão Santa citou o filósofo grego Platão para classificar a justiça como um valor: "Justiça é a harmonia hierarquizada do conjunto". O senador disse ainda que quando uma lei não é justa, é legítimo não obedecê-la e até mesmo violá-la.
- A justiça só existe quando há justo para defendê-la - frisou.
Mão Santa disse, ainda, que o Brasil tornou-se um país violento pela falta de justiça social, que resultou no maior índice de acúmulo de riqueza do mundo.
O senador Ramez Tebet (PMDB-MT) disse, em aparte, que a reforma do Judiciário não é uma "verdadeira reforma", mas acredita que ajudará a melhorar a Justiça. Ele defendeu o acesso à Justiça por parte dos mais necessitados, que hoje fogem dela por causa dos altos custos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: