João Paulo destaca intercâmbio entre Brasil e China

Da Redação | 12/11/2004, 00h00

Ao saudar o presidente da China, Hu Jintao, na sessão solene do Congresso, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, destacou  nesta sexta-feira (12) a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, este ano, e relatou a importância das relações diplomáticas entre os dois países, iniciadas em 15 de agosto de 1974. João Paulo lembrou que, em 2002, os chineses assumiram a posição de maior importador asiático de produtos brasileiros e, já no ano seguinte, transformaram-se no terceiro maior mercado para a produção industrial do Brasil.

O presidente da Câmara observou, no entanto, que as relações entre Brasil e China transcendem o domínio econômico. Ele destacou o papel das duas nações no processo histórico da construção de um mundo melhor, mais digno e mais justo para toda a humanidade.

- Não sem razão, declaram-se a China e o Brasil em favor de um sistema internacional multipolar e da democratização das relações internacionais - afirmou.

Fruto dessa visão, destacou João Paulo, é o apoio de ambos os países à autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecendo-lhe um papel central na manutenção da paz. O deputado acrescentou que os dois países se manifestam também pela necessidade de reforma da ONU, incluído o Conselho de Segurança da instituição, de modo a fazê-lo mais representativo e democrático, defendendo um papel maior para países em desenvolvimento como o Brasil.

João Paulo Cunha lembrou também o desempenho do Congresso Nacional no estreitamento de relações entre os dois países e disse que a instituição do Grupo Parlamentar Brasil-China demonstra o interesse dos parlamentares no assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: