Valmir Amaral homenageia Santos Dumont e o 14 Bis
Da Redação | 11/11/2004, 00h00
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) homenageou Alberto Santos Dumont e o vôo do 14 Bis, que inaugurou a era da aviação para a humanidade e que ocorreu em 12 de novembro de 1906, em Paris.
- Acredito na relevância desta homenagem, pois considero que as conquistas da aviação brasileira representam o que há de melhor em nós, brasileiros. É uma evidência perene da capacidade criadora e espírito empreendedor de nosso povo, testemunho de uma jovem nação que sempre sonhou alto - disse Amaral.
O senador lembrou ainda que foi com Santos Dumont que se deu a partida dos feitos dos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, o pioneirismo de Anésia Pinheiro Machado, a primeira aviadora brasileira a realizar um vôo de acrobacia, um interestadual e um intercontinental, a bravura de Eduardo Chaves, que fez a primeira viagem transoceânica noturna (primeiro aviador profissional brasileiro), e Augusto Severo, mártir da Aeronáutica brasileira.
Valmir Amaral também citou o Correio Aéreo Nacional (CAN), que percorre os céus brasileiros desde 1931, prestando serviços inestimáveis ao Brasil e aos brasileiros. Para encerrar a homenagem, o senador citou a inscrição na lápide de Augusto Severo: "Tendo se esforçado para vencer os astros, venceu a morte".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: