Senado lança livro de Hipólito da Costa e obra sobre os Muckers

Da Redação | 04/11/2004, 00h00

Diário da Minha Viagem para Filadélfia (1798-1799), de autoria de Hipólito da Costa Pereira, e Os Muckers, do padre Ambrósio Schupp, são os mais recentes livros editados pelo Conselho Editorial do Senado. As duas obras serão lançadas nesta sexta-feira (5), às 18h, no estande do Senado instalado na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os senadores gaúchos Paulo Paim (PT), Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB) deverão autografar alguns exemplares das obras.

O livro de Hipólito da Costa Pereira é a primeira obra sobre os Estados Unidos escrita a partir do ponto de vista de um observador do Brasil. Descendente de portugueses, Hipólito José da Costa nasceu na Colônia do Sacramento, atual Uruguai, mas foi criado no território do Rio Grande do Sul. A obra vai além de uma mera seleção de observações sobre a natureza e a agricultura.

Hipólito também comenta as religiões professadas em território americano, os hábitos e características da população e trata de questões econômicas e monetárias. Suas anotações compreendem o período de outubro de 1798 a dezembro do ano seguinte. O livro foi publicado originalmente em 1955, pela Academia Brasileira de Letras.

Os Muckers, escrito ainda no final do século 19, é considerado, pela proximidade dos fatos, a principal referência bibliográfica sobre o episódio religioso-militar ocorrido nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul. Ele apresenta uma versão detalhada dos fatos que culminaram com a morte da líder religiosa Jacobina Mentz Maurer, que se considerava a reencarnação de Jesus Cristo, e de parte dos seus seguidores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: