Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio
Da Redação | 04/11/2004, 00h00
A pesca predatória e indiscriminada está ameaçando a Amazônia, voltou a alertar o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ao pedir enérgicas providências por parte do governo no sentido de combater o problema.
Para ele, é necessário que as indústrias que praticam a pesca predatória sejam punidas com todo o rigor da lei, enquanto os pequenos pescadores devem receber orientação mostrando o caminho mais adequado para a pesca, sem ferir o meio ambiente.
- As advertências para os males da pesca predatória do Amazonas, antes apenas locais, ganham amplitude internacional. O grito de protesto já chegou às páginas do The New York Times - informou Arthur Virgílio ao pedir a transcrição nos Anais da Casa do artigo do jornalista Larry Rother que, sob o título 'Pesca predatória afeta a população da Amazônia', alerta para o crescimento da pesca descontrolada em toda região.
Na matéria, o jornalista americano diz que a Amazônia está sofrendo uma crise com o excesso de pesca em duas frentes: de um lado estão os pescadores de subsistência e do outro os seus rivais comerciais, "ansiosos por enriquecer e saciar o apetite crescente por peixe nas cidades do Brasil e do exterior".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: