Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil
Da Redação | 28/10/2004, 00h00
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) criticou o governo federal por ter deixado de combater com eficiência o trabalho infantil no país. A crítica da senadora foi feita baseada na reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no último dia 27 e assinada por Lisandra Paraguassú, informando que o governo acabou, nos últimos 15 dias, com os Grupos Especiais de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, criados na gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Lúcia Vânia afirmou que esses grupos eram aliados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e agiram na retirada de um milhão de crianças do mercado de trabalho desde 1996. Na opinião da senadora, ao acabar com a fiscalização, o governo está permitindo o aliciamento de menores e o retorno de crianças e adolescentes às condições mais desumanas e degradantes de trabalho. Um dos exemplos de local onde o Peti atuou contra o trabalho infantil foram as carvoarias de Mato Grosso do Sul.
- Vale ressaltar que o alcance social do programa foi tão grande que acabou por se tornar merecedor de prêmios por parte da Unicef e Unesco (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) - disse.
Lúcia Vânia afirmou esperar que o governo tome alguma atitude em relação à situação, além de apenas apresentar pedidos de desculpas e realizar investigações tardias.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: