Papaléo quer campanhas para reduzir incidência de osteoporose
Da Redação | 21/10/2004, 00h00
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) defendeu a intensificação das campanhas oficiais de esclarecimento da população sobre os cuidados importantes para a redução da incidência de osteoporose. De acordo com Papaléo, a doença, resultante da perda gradual da substância óssea, é apontada como um dos maiores problemas de saúde pública e como um dos mais importantes males associados ao envelhecimento.
Para o senador, mulheres e idosos, que compõem o principal grupo de risco, podem beneficiar-se de medidas simples de prevenção, relacionadas à mudança de comportamento para evitar, por exemplo, o sedentarismo, o consumo de tabaco e de álcool em excesso e de dieta pobre em cálcio e vitamina D.
Entre os fatores genéticos que contribuem para o aparecimento da doença, estão o histórico familiar de osteoporose; a raça branca; a magreza excessiva ou a baixa estatura. Como fatores ginecológicos, o senador citou a menopausa precoce ou a realização de cirurgias para retirada de ovários ou de parte do útero, sem reposição hormonal.
A osteoporose é mais preocupante, segundo informou Papaléo, quando se iniciam os riscos de fraturas, comumente a de punho, úmero, vértebras, costelas e, principalmente, a de colo de fêmur. Ele afirmou que a fratura de fêmur é apontada comumente como a conseqüência mais terrível da osteoporose. Entre 15% e 20% das suas vítimas, portadoras de fratura de quadril, continuou o senador, morrem devido a esse episódio ou às complicações de cirurgia, ou mais tarde, como resultado de embolia ou problemas cardiopulmonares, em um período de três meses.
- Considerada pela Medicina um mal silencioso, a osteoporose é uma patologia que evolui sem determinar qualquer queixa, até que, de forma espontânea ou após uma simples queda, surge uma fratura. Após a primeira delas, normalmente aparecem outros sintomas, como a deformação da coluna, dores crônicas, mal-estar e redução da estatura - explicou.
A ciência médica, disse o senador, define que a osteoporose corresponde à "diminuição absoluta da quantidade de osso e à desestruturação da sua microarquitetura, determinando um quadro de fragilidade propício à ocorrência de fraturas após traumas mínimos".
Segundo Papaléo, a partir dos 50 anos, começa o declínio da massa óssea, que denuncia a presença de fatores de risco, que devem ser devidamente considerados.
- Os doentes podem beneficiar-se de modernos medicamentos, que detém a marcha da doença, se associados ao exercício físico e a uma alimentação correta - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: