Jucá será o relator do Orçamento Geral da União de 2005
Da Redação | 21/10/2004, 00h00
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) comunicou ao Plenário do Senado nesta quinta-feira (20) ter sido escolhido como relator do projeto do Orçamento Geral da União para 2005. Ele disse estar consciente das grandes dificuldades que terá a enfrentar e prometeu agir com responsabilidade e espírito de equipe, na busca de um orçamento que possa atender ao maior número possível de reivindicações dos congressistas.
Jucá afirmou que o salário mínimo representa atualmente uma dos temas mais relevantes do país e frisou que o Orçamento Geral da União terá que contemplar uma solução para elevar o valor a um patamar mais adequado às necessidades do trabalhador, sem implicar em peso insustentável para as contas da Previdência Social.
Exportações
O senador também aplaudiu o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento e do Comércio Exterior pela vitória obtida pelo governo brasileiro na Organização Mundial do Comércio (OMC), que deu ganho de causa ao Brasil, Tailândia e Austrália contra as subvenções das exportações de açúcar da União Européia.
Os técnicos da OMC concluíram que a União Européia descumpriu compromissos internacionais ao exportar, desde 1995, totais de açúcar superiores às quantidades acordadas, em especial na safra 2000-/2001, quando os 15 países da UE venderam 4,09 milhões de toneladas, 2,8 milhões de toneladas a mais do que o estipulado no acordo internacional.
A OMC pediu à União Européia que reduza imediatamente suas exportações de açúcar e cumpra o acordo assinado sobre agricultura em matéria de subvenções à exportação, decisão que representa uma expressiva vitória do Brasil, Austrália e Tailândia, disser Jucá.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: