Senadores tchecos visitam o Senado
Da Redação | 20/10/2004, 00h00
Cinco senadores da Comissão Constitucional e Legislativa da República Tcheca visitaram nesta quarta-feira (20) o Senado. O objetivo foi conhecer o Senado e debater com os parlamentares brasileiros questões de interesse comum. Jaroslav Kubera, presidente da delegação, e os demais senadores - Pavel Janata, Edvard Outrata, Jaroslav Kubín e Ladislav Macák - pretendem avaliar os atos do Parlamento brasileiro e comparar com a constituição Tcheca e com outras regras da sua legislação.
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Edison Lobão (PFL-MA), destacou as semelhanças entre o Senado brasileiro e o da República Tcheca. Jaroslav Kubera enfatizou a importância da troca de informações entre os dois países.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), disse acompanhar os acontecimentos relacionados à República Tcheca e fez perguntas aos colegas sobre o desenvolvimento de seu sistema político e as dificuldades e perspectivas em decorrência de sua participação na União Européia. Jaraslov Kubera disse que a República Tcheca é hoje uma democracia estável, mas ainda assim há um combate entre idéias socialistas e liberais.
Suplicy mencionou ainda a Lei da Renda Básica de Cidadania, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele perguntou ao senador tcheco se há, na República Tcheca, algum sistema pelo qual todos os cidadãos têm assegurado o direito a uma renda básica. O presidente da comissão tcheca respondeu positivamente, afirmando ainda que, por ser muito alta, a renda básica oferecida em seu país acaba, às vezes, não motivando as pessoas a procurarem emprego.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: