CAS debaterá greve dos bancários com Berzoini

Da Redação | 18/10/2004, 00h00

A greve dos bancários será discutida em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (20), às 11h. Participarão da reunião o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Márcio Artur Laurelli Cypriano, e o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), Wagner Freitas.

A greve dos bancários foi suspensa na sexta-feira (15), tendo os bancos ficado com os serviços paralisados por 30 dias. Os bancários pretendem retomar as negociações e querem aumento de 19%. Inicialmente pediam 25%. Os banqueiros, por sua vez, ofereceram reajuste de 8,5% e abono de R$ 30 para quem ganha até R$ 1.500. A audiência pública será realizada a pedido dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Votações

À tarde, a CAS realiza uma segunda reunião, logo após as votações do Plenário (Ordem do Dia). Nessa reunião, haverá votação de projetos, entre os quais o recebeu parecer favorável do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e tem como autor o então senador Carlos Bezerra. O projeto torna nulos acordos e convenções que permitem desconto no salário de valores relativos a cheques sem fundo. A decisão é terminativa e, caso aprovado, o projeto segue direto para exame da Câmara dos Deputados. O projeto (PLS 190/02) só será examinado no Plenário do Senado se houver pedido específico de nove senadores.

Outra matéria que poderá ser votada pela CAS nessa reunião é o projeto (PLS 77/03) com parecer favorável do senador Mão Santa (PMDB-PI), em forma de substitutivo, que torna obrigatória a presença de psicólogo hospitalar em serviços de saúde pública e privada. O projeto do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) pretende preservar a saúde emocional das pessoas que se tratam nesses locais. A matéria também tramita em caráter terminativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: