Sarney conhece programa para acompanhar orçamento

Da Redação | 07/10/2004, 00h00

Representantes da Consultoria de Orçamentos e do Prodasen apresentaram nesta quinta-feira (7) ao presidente do Senado, José Sarney, um sistema de acesso on line às informações do Orçamento da União sobre planejamento, fiscalização, controle e obras públicas.

De fácil acesso e considerado uma experiência inovadora, o Sistema de Informações Gerenciais Avançadas (Siga) estará disponível até o fim do mês para os senadores, deputados e usuários como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Futuramente o sistema será aberto à sociedade.

Ao acessar o sistema por um lap-top, o presidente do Senado o considerou fácil e anunciou que pretende inaugurá-lo, provavelmente, no dia 22 de outubro, em Plenário, convidando para o ato o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha.

Fábio Gondim, responsável pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf), disse que o programa permite um cruzamento de dados bastante fácil, capaz de dar transparência à administração pública e eficiente controle social.

Quem entrar no sistema vai ter acesso à parte gerencial completa da administração de recursos, com a vantagem de cruzar uma base de dados relativa a planejamento, investimentos, diretrizes orçamentárias, fiscalização e controle.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: