Osmar Dias quer aprovação rápida do Fundeb

Da Redação | 06/10/2004, 00h00

O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez apelo ao governo nesta quarta-feira (6) para que agilize a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que destinará mais recursos para a educação básica e especial.O senador considera que esse projeto está em estudo há muito tempo, enquanto o país padece da necessidade de mais recursos para a educação e para a qualificação de professores.

Dias lembrou que o Congresso analisa mais de 30 projetos que tratam de cotas nas universidades públicas. São cotas para carentes, negros, índios, alunos de escolas públicas e objetivam permitir que essas pessoas concorram "igualmente" com alunos de escolas particulares. Na opinião do senador, as cotas só se mostram necessárias porque o ensino público fundamental e básico não é de qualidade no país. Garantir mais recursos para a educação básica e fundamental resolverá o problema, afirmou.

- Quando resolvermos os problemas da educação básica e fundamental,dispensaremos a discussão sobre cotas - disse.

O senador lembrou a importância que teve para o ensino fundamental brasileiro a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), mas observou não ser mais possível adiar a aprovação de projeto que estende os recursos para a educação básica infantil e especial no país.

- O Fundeb está há muito tempo em estudo, enquanto o país padece da necessidade de mais recursos, mais condições paraprofessores. O ensino básico precisa de um orçamento específico, de recursos específicos para poder especializar professores - disse.

O senador lembrou o avanço significativo no ensino fundamental no país promovido pela instituição do Fundef. Na opinião de Osmar Dias, melhoraram as escolas, o ensino e a remuneração dos professores.

O parlamentar contou ter apresentado um projeto que estendia o Fundef ao ensino básico, mas que o atual governo só quer usar projetos que sejam de autoria de membros do próprio governo.Em aparte, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) apoiou a posição de Osmar Dias e afirmou que não é mais possível esperar por uma decisão do governo em relação o Fundeb. Na presidência da sessão, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) pediu especial atenção para a educação dos portadores de necessidades especiais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: