Sérgio Guerra vê "projeto stalinista" em andamento

Da Redação | 03/09/2004, 00h00

Um “projeto stalinista” de poder encontra-se em andamento no Brasil, segundo afirmou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). O projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, a seu ver, começou com o aparelhamento do Estado e prossegue com a apresentação do que chamou de “propostas autoritárias”, como as de criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) e do Conselho Federal de Jornalismo.
O senador pediu a inclusão, nos Anais do Senado, do artigo intitulado "Delírio stalinista", de autoria da historiadora e cientista política Lúcia Hippolito, publicado em 14 de agosto no jornal Correio Braziliense.

No artigo, a historiadora recorda que a ditadura militar calou todos os seus críticos, por meio da censura, da tortura e mesmo da morte ou do banimento. Mas nunca houve, na sua avaliação, um diploma legal que autorizasse o Estado a intervir na administração de empresas privadas por motivo de opinião, ou a nomear e demitir diretores de jornais e revistas.

"Não surpreende que o patrono desse cerceamento seja um governo dito de esquerda", observa Lúcia Hippolito no artigo citado por Sérgio Guerra. “Seus principais membros sempre tiveram relações mais do que cerimoniosas com a idéia de democracia; seu DNA não engana, é stalinista.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: