Virgílio alerta para prejuízos da Petrobras devido a defasagem de preços
Da Redação | 30/08/2004, 00h00
Virgílio apresentou dados publicados pelo Jornal do Brasil que, com base em estudo da consultoria Global Invest, apontam que a Petrobras deixou de lucrar R$ 555 milhões em termos operacionais somente no último trimestre. A situação, segundo a reportagem citada pelo senador, torna-se ainda mais grave tendo em vista que a estatal está importando mais petróleo, por causa de manutenções realizadas em plataformas.
A recuperação da economia, de acordo com o jornal, vem sendo registrada por diversas empresas, mas a Petrobras obteve este ano margem líquida 17% inferior à do primeiro semestre do ano passado.
- Na prática, o que ocorre é que a empresa paga muito pelo petróleo que compra do exterior, mas cobra preços inferiores aos do mercado e amarga queda de 3,4% na produção entre o segundo trimestre e igual período do ano passado – afirmou o jornal no dia 24 de agosto.
A Global Invest projeta que, se a defasagem for repassada aos preços, o impacto sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como referência para as metas de inflação, aumentaria 1,2% e ficaria acima dos objetivos para 2004.
- Gostaria que o assunto ficasse registrado nos Anais do Senado para que o historiador de amanhã possa aferir a condução da economia durante o governo petista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – afirmou Arthur Virgílio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: