Alvaro protesta contra tratamento dado a universidades estaduais

Da Redação | 27/08/2004, 00h00

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protestou contra o tratamento dado pelo governador do Paraná, Roberto Requião, às universidades estaduais. Segundo o senador, de maneira arrogante, o governo determina a extinção de cursos sem consulta à comunidade acadêmica, o que desrespeita a autonomia universitária.

Como solução, o senador pediu a promoção de uma reforma universitária “competente” para interromper o “sucateamento” das instituições públicas de ensino superior. Como exemplo, ele citou a experiência de São Paulo, onde as universidades estaduais têm autonomia financeira, com percentual do orçamento estadual definido em lei, o que permite capacidade completa de gerenciamento, como a criação ou extinção de cursos.

Sem isso, disse Alvaro, professores e pesquisadores qualificados continuarão a abandonar as universidades públicas, migrando para instituições privadas. Dessa forma, o senador avalia que o sistema de ensino superior do Paraná, antes diferenciado por sua presença em diversas regiões do estado, perderá o seu maior patrimônio que é o seu corpo docente.

- Fica aqui esse protesto em nome da comunidade universitária do Paraná, já que uma sugestão não será ouvida e um apelo não será acatado, não teria sentido diante de quem governa o estado – declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: