Saturnino: projeto de Vargas é atual

Da Redação | 24/08/2004, 00h00

Durante a homenagem prestada a Getúlio Vargas nesta terça-feira (24), o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou que 50 anos depois da morte do líder suas obras, idéias, o sentido de grandeza,e a construção de um projeto nacional para o país revelam-se plenamente atuais na sua substância. O senador reconheceu que hoje esse ideais requerem, naturalmente, alterações de procedimentos, de forma a atender às exigências atuais da democracia.

Saturnino destacou que raros são os homens de estado em qualquer país do mundo capazes de atribuir pela grandeza histórica de seu trabalho e liderança nome e sentido a toda uma era de prosperidade e avanços sociais inquestionáveis. Vargas, herdeiro do Positivismo de Augusto Comte, agia baseado na crença inquebrantável no progresso da humanidade pela afirmação da moral e da ciência e conseguiu modificar o Brasil, sustentou o senador.

Antes de Vargas, destacou Saturnino, o Brasil era um país agrário e atrasado, comandado por retrógradas elites oligárquicas locais, sem unidade nacional, produtor e exportador de café e matérias primas quase sempre desvalorizadas e que perdera há mais de meio século “o bonde da revolução industrial”.

-Até a vitoriosa revolução capitaneada por Vargas apenas dois fracos espasmos industrializantes ocorreram e não lograram alterar em substância o modelo econômico fadado ao atraso – destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: