Mercadante ressalta lições deixadas pelo ex-presidente

Da Redação | 24/08/2004, 00h00

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), destacou “a grandeza” da obra do ex-presidente da República Getúlio Vargas que, na sua opinião, continuará por muitos anos sendo debatida e deixando lições extremamente importantes para a nação brasileira.
Entre as lições, o líder apontou a de que o Estado é um agente fundamental na regulação e no fomento ao desenvolvimento, ainda que em uma sociedade contemporânea, e a de que a dinâmica econômica que importa é a da produção, do emprego, da indústria, das exportações, pois “é essa dinâmica que gera qualidade de vida”.

Mercadante acrescentou que, em relação à política externa, fica a lição de que o Brasil tem de ter um projeto de nação e uma inserção soberana nos grandes foros internacionais.

O líder referiu-se à ditadura instalada com o Estado Novo, à perseguição de oposicionistas, à tortura e à censura. “Ao mesmo tempo em que patrocinava uma cultura modernista, de vanguarda, e impulsionava a economia, o governo tinha práticas autoritárias que em nada contribuem para a construção da sociedade civil brasileira e para a história econômica do Brasil”, opinou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: