Tourinho anuncia que Balé Folclórico da Bahia vai ganhar Teatro Miguel Santana, no Pelourinho

Da Redação | 19/08/2004, 00h00

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) anunciou que, na próxima segunda-feira (23), o governador da Bahia, Paulo Souto, vai doar em definitivo o Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, em Salvador, ao Balé Folclórico da Bahia, um dos mais importantes do mundo. Tourinho disse que o Balé Folclórico da Bahia estreou diante de 2 mil pessoas no Festival de Dança de Joinville, com o espetáculo Bahia de Todas as Cores, e teve seu ponto culminante em 1994 na Bienal de Lyon, na França, quando mereceu uma página inteira de elogios do jornal norte-americano The New York Times.
Ainda em 1992, lembrou Rodolpho Tourinho, o Balé Folclórico da Bahia apresentou-se na Alexanderplatz, em Berlim, diante de 50 mil pessoas, e foi um sucesso absoluto. - Eu mesmo vim a conhecer o Balé Folclórico no exterior, e fiquei tão impressionado, tão orgulhoso da qualidade do trabalho deles e da minha condição de baiano, que resolvi ajudá-los da forma que pudesse - disse o senador.

Rodolpho Tourinho disse que o grupo teve muitos momentos difíceis e quase acabou. É composto por 38 integrantes, entre dançarinos, músicos e cantores, dirigidos por José Carlos dos Santos, o popular Zebrinha, e segue uma rotina de seis horas diárias de ensaios.

- Em 1996, o Balé Folclórico da Bahia retornou, por convite, à Bienal de Lyon, com grande sucesso. Hoje, é um dos mais importantes grupos do mundo, aplaudido nos Estados Unidos, França, Canadá, Suíça, Finlândia, Suécia, Alemanha e outros países - disse. O grupo vai embarcar em setembro para uma turnê por 48 cidades dos Estados Unidos. “Ainda em agosto”, disse Tourinho, “a Bahia vai ter pelo segundo ano consecutivo o Projeto Cultura Negra Através da Arte”, informou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: