Serys aplaude elevação da faixa de isenção

Da Redação | 19/08/2004, 00h00

Embora tenha considerado uma “interferência indevida” do Judiciário no Legislativo, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) avaliou como positiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de elevar de R$ 1.505,24 para R$ 2.508,72 o limite de isenção dos 11% de contribuição previdenciária a que estarão sujeitos aposentados e pensionistas. 

Serys mantém sua posição contrária à taxação dos inativos, mas admite apoiar a medida — que amplia o contingente de aposentados e pensionistas isentos da cobrança previdenciária — por acreditar que irá “favorecer os menos aquinhoados”. Mesmo lamentando que o STF tenha adotado esse entendimento sem consulta prévia ao Legislativo, a parlamentar petista não considera pertinente suscitar uma revisão da medida. 

- Como a decisão favorece aqueles com rendimentos mais baixos, acho melhor deixar como está – afirmou. Frente à hipótese de a questão ser reaberta na discussão da PEC paralela, em tramitação na Câmara, Serys acredita que não vale à pena correr o risco de ver esse teto ser reduzido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: