Líder do PSDB protesta contra autoritarismo do governo

Da Redação | 12/08/2004, 00h00

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), afirmou que a sociedade brasileira está assistindo a uma verdadeira escalada autoritária por parte do governo, e elencou várias decisões que vem sendo anunciadas pelo Executivo que evidenciariam essa escalada “autoritária” da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Citou os protestos insistentes dos senadores contra atos do Executivo, entre eles a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo, que imporia censura aos jornalistas, a conhecida lei da mordaça para os procuradores, o projeto de lei da Agência Nacional de Cinema e do Audiovisual (Ancinav) que "patrulharia" as produções culturais,  e assinatura de decreto para impedir que funcionários públicos falem com a imprensa.

- Não se vai chegar a bom termo desse jeito. Existe uma sucessão de pequenos atos que pode acabar acostumando as pessoas ao garrote - alertou.  O líder do PSDB também exemplificou as reações que vem surgindo na sociedade contra essa escalada “autoritária” do governo, como o protesto bem humorado de chargista na imprensa paulista propondo a criação do Conselho Federal de Humorismo. Ele pediu para o Senado resistir a essas investidas de autoritarismo do governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: