Suplicy quer que Senado repense homenagem a Filinto Müller
Da Redação | 05/08/2004, 00h00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que o Senado reflita e reconsidere homenagem prestada ao ex-senador Filinto Müller, que teve toda sua trajetória relacionada à repressão política, durante o Estado Novo, na Era Vargas, e o Regime Militar, instaurado em 1964. Suplicy mencionou projeto de autoria do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que solicita a mudança da designação de toda uma ala do Senado Federal, atualmente denominada “Ala Filinto Müller".
Suplicy, que enalteceu o filme recém-lançado Olga, lembrou que Filinto Müller foi o principal responsável pela prisão e deportação de Olga Benário Prestes, mulher do líder comunista Luis Carlos Prestes. Judia e comunista, Olga Benário, que tinha uma filha brasileira, foi mandada para a Alemanha nazista e morta em um campo de concentração, durante a 2ª Guerra Mundial.
O senador defendeu um exame mais criterioso do projeto de Sérgio Cabral, que troca o nome de Filinto Müller da ala do Senado para o de Nelson Carneiro. Senador pelo Rio de Janeiro, Carneiro foi o autor da Lei do Divórcio e notabilizou-se pela defesa dos direitos da mulher. O parecer contrário, do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), já foi aprovado pela Comissão Diretora e aguarda leitura em Plenário. O projeto já havia sido rejeitado também na Comissão de Educação.
Suplicy argumentou que Filinto Müller, como chefe da polícia política de Vargas, "cometeu desmandos e atrocidades", fatos que não recomendariam que o Senado o homenageasse, dando seu nome a uma de suas mais importantes alas, mesmo considerando que, em época posterior, foi eleito senador por Mato Grosso, chegando a presidir a Casa.
O senador elogiou a beleza e o valor artístico do filme Olga, baseado em livro homônimo do jornalista Fernando Morais, dirigido por Jayme Monjardim. Ele recomendou aos senadores que assistissem ao filme antes de decidir sobre a rejeição definitiva do projeto de lei do senador Sérgio Cabral.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: