Heráclito protesta por falta de ajuda aos desabrigados das enchentes no Piauí

Da Redação | 05/08/2004, 00h00

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) comunicou ao Plenário ter recebido do ministro da Saúde, Humberto Costa, correspondência informando que não houve qualquer liberação de recursos em caráter emergencial para o Piauí este ano, quando o estado foi atingido por enchentes que deixaram 3 mil casas destruídas e 12 mil danificadas, e milhares de desabrigados. O parlamentar lembrou nesta quinta-feira (5) que as enchentes ocorreram há oito meses, mas o governo até agora nada fez.

A correspondência do ministro respondia a requerimento apresentado por Heráclito. Em outro requerimento, apresentado e respondido anteriormente, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, anunciava a construção de 2,7 mil casas em 83 municípios, o que também não se concretizou. Heráclito reclamou ainda que a prometida antecipação de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) foi igualmente esquecida.

- Enquanto isso, o governador Wellington Dias, muito constrangido, visitava no último fim de semana casas que ainda não estão acabadas, mas que foram ocupadas pelos desabrigados de Teresina, em situação de total desespero – afirmou Heráclito, acrescentando que o governador prometeu mais casas para daqui a 90 dias.

Para o senador, a falta de auxílio governamental para os desabrigados piauienses retrata o “modo petista de governar”, que segundo ele combina “a inoperância do governo e o desprezo para com os mais pobres”.

Heráclito reclamou ainda que os dados sobre a catástrofe que se abateu sobre o Piauí no início do ano são “conflitantes em todos os níveis”. Mas o pior, para ele, é ver que a questão caiu no esquecimento, quando a situação é ruim na capital e pior no interior.

- E quem está dizendo isso não é o senador Heráclito Fortes, são as autoridades federais – afirmou, citando as informações ministeriais.

O senador se associou ao protesto do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) que, segundo Heráclito, se manifestou contra a construção da nova sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo por estar criando constrangimentos ao partido e sua história sem dar prioridade aos mais pobres e necessitados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: