Suassuna quer liberar PIS/Pasep para desempregado maior de 45 anos
Da Redação | 02/08/2004, 00h00
O fundo PIS/Pasep passou a ser destinado, desde 1989, para o custeio do Programa de Seguro Desemprego. Desde então, passou a representa um estoque de recursos sem novos aportes. Os valores pertencem aos trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep até 1988. De acordo com dados de 2003, explica o senador na justificação do projeto, existem hoje 39 mil contas e um patrimônio líquido de R$ 25,4 bilhões.
O saque das contas hoje é possível apenas em casos de aposentadoria, transferência de militar para reserva, invalidez, acometimento de doenças como Aids e câncer, benefício assistencial a idosos e deficientes, ao atingir a idade de 70 anos ou em caso de morte do trabalhador.
– Não há previsão de saque em caso de desemprego. Tal impedimento é um verdadeiro contra-senso, afinal tendo em vista estes tempos de elevadíssimas taxas de desocupação, não há justificativa para que o trabalhador, encontrando-se na difícil e muitas vezes desesperadora situação de desempregado, não possa utilizar os recursos que lhe pertencem, em especial quando mais velho, de baixa renda e sem outra fonte de sustento.
A matéria receberá decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ou seja, caso aprovada segue direto para a Câmara dos Deputados. O texto só será examinado pelo plenário do Senado se houver pedido nesse sentido realizado por um mínimo de nove senadores.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: