Hélio Costa defende aulas presenciais de educação a distância

Da Redação | 02/08/2004, 00h00

A Comissão de Educação (CE) deve analisar, em caráter terminativo, proposta do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que determina aos cursos de educação à distância que ministrem aulas presenciais e periódicas, qualquer que seja o nível do curso ou a sua modalidade.

O projeto (PLS 118/2004), que será relatado pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), tem por objetivo evitar que os conteúdos educacionais sejam transmitidos apenas por intermédio de recursos tecnológicos, dispensando as “opções semipresenciais”. Segundo o autor da proposta, esse procedimento predominante entre os cursos de educação à distância contraria o entendimento de especialistas no assunto.

Na visão desses estudiosos, embora as linguagens e os recursos tecnológicos sejam instrumentos indispensáveis para a troca de conhecimentos à distância, “qualquer programa de sucesso deve proporcionar aos alunos, tutores e professores oportunidades de interação face a face, essenciais para compartilhar conteúdos, experiências e habilidades”, defende Hélio Costa na justificação do projeto.

O autor lembra que as decisões sobre projetos pedagógicos e metodologias de ensino estão sob a responsabilidade dos estabelecimentos que ofertam os cursos de educação à distância. Por essa razão, Hélio Costa propõe que seja alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394 de 1996) para garantir a inclusão de aulas presenciais e periódicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: