Mozarildo registra duas novas conquistas de Roraima
Da Redação | 29/06/2004, 00h00
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (29), duas recentes conquistas de seu estado: a instalação do primeiro curso de pós-graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a reabertura do Matadouro-Frigorífico de Roraima (Mafir). Em contrapartida, mostrou-se preocupado com a notícia de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ameaçam atacar posições do Exército brasileiro na fronteira.
De acordo com Mozarildo, o mestrado em Recursos Naturais pretende qualificar profissionais das áreas de Química, Biologia, Agronomia, Geografia e áreas afins para atuar e explorar a diversidade natural do estado. Três linhas de pesquisa são contempladas: manejo de recursos naturais, recursos genéticos e qualidade e tratamento da água.
- Trata-se de uma notícia auspiciosa para a Região Norte, que experimenta um grande avanço com esse passo - afirmou.
Quanto à reabertura do Mafir, ela foi possível com a liberação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) pelo Ministério da Agricultura. A medida irá viabilizar a exportação da carne bovina abatida em Roraima para o Amazonas e, posteriormente, a comercialização do excedente de produção para a Venezuela.
Mozarildo abordou ainda o plano das Farc de atacar o Exército brasileiro para obter armas e suprimentos para os guerrilheiros colombianos. Essa intenção teria sido levantada, há cerca de um mês, pelos serviços de inteligência do Comando Militar da Amazônia. A notícia levou o parlamentar a reivindicar o reforço nos efetivos do Exército e da Polícia Federal na região, defendendo ainda, como forma de conter a ação criminosa, a criação de territórios federais nas fronteiras da Colômbia e do Peru.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: