Lúcia Vânia diz que governo desrespeita oposição
Da Redação | 29/06/2004, 00h00
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse nesta terça-feira (29) que o governo tem desrespeitado a oposição no Senado e protegido ostensivamente os partidos aliados liberando 95,5% do volume empenhado para atendimento das emendas individuais dos senadores governistas no orçamento de 2004.
Lúcia Vânia lembrou que a oposição, desde o início do governo Lula, tem mostrado disposição para o diálogo e colaborado para a aprovação dos projetos de interesse do governo, como a reforma da Previdência, a Lei de Falências, a Parceria Público Privada e a Lei de Biossegurança.
- A grande verdade é que a oposição tem sido insistentemente convocada a acelerar a votação de vários projetos, atropelando sua tramitação normal nas comissões temáticas e chegando mesmo a esvaziá-las. No entanto, não temos recebido da parte do Executivo o mesmo tratamento. A oposição nesta Casa tem sido confrontada e desrespeitada em seu papel de analisar o orçamento da União e propor as mudanças que considerar necessárias - assinalou.
A senadora disse que o PT liberou 25,47% do total de R$ 279,8 milhões já comprometidos com emendas, e o PMDB liberou 21,6%, totalizando R$ 60,4 milhões. Enquanto que o PFL só obteve o compromisso de atendimento de 1,98% das suas emendas e o PSDB de apenas 1,59%.
- Tão escandalosa foi esta negociação de emendas que o procurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, já apresentou representação. Ele está sugerindo uma auditoria no processo de liberações do governo - disse a senadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: