Romeu Tuma e o reitor da UnB assinam lançamento da Casa da Amazônia

Da Redação | 22/06/2004, 00h00

Em solenidade realizada nesta terça-feira (22) no Salão Nobre do Senado Federal, o 1º secretário da Mesa, senador Romeu Tuma (PFL-SP) e o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morhy, assinaram o termo de lançamento da Casa da Amazônia. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atuará na preservação, proteção e divulgação das tradições da Região Amazônica.

O reitor ressaltou o caráter agregador da Casa da Amazônia, e disse que ela deve ser um centro de convergência de esforços em prol da região, além de reunir amazônidas radicados em Brasília. Ele informou que estão previstas atividades como ensino técnico e profissional para a comunidade local; ações voltadas para a erradicação do analfabetismo; assistência social a minorias e excluídos, e ações visando o desenvolvimento econômico e combate à pobreza, entre outras iniciativas.

Falando em nome dos parlamentares da Região Amazônica, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) afirmou que -a Amazônia não é problema, mas solução para os brasileiros-. Por meio da instituição, a senadora disse que espera poder articular, com os demais participantes, políticas públicas para serem sugeridas ao Poder Executivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: