Serys Slhessarenko defende software livre e critica Microsoft
Da Redação | 18/06/2004, 00h00
Na condição de presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Software Livre, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) manifestou sua solidariedade a Sérgio Amadeo, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República, que está sendo questionado pela empresa norte-americana Microsoft por entrevista concedida à revista Carta Capital em defesa do software livre.
Na reportagem, Sérgio Amadeo compara o modelo de comercialização de programas de computador utilizado hoje no mundo ao tráfico de drogas, afirmando que "a primeira dose é sempre gratuita". Segundo ele, acontece o mesmo com o software proprietário, onde doam a primeira versão, e as pessoas se tornam viciadas, acabando por pagar quaisquer demais atualizações ou aquisição de novos produtos. "Motivo este porque, particularmente, não vejo diferença alguma entre tráfico de droga e "prática de tráfico" de software ", diz ele na entrevista.
Para a senadora, o processo que a Microsoft tenta mover contra o especialista esconde, na verdade, o medo que a empresa tem de perder o quase monopólio da venda de software que usufrui no Brasil e em quase todo o mundo. - Tudo isso tem um objetivo claro, que é tentar parar o movimento de software livre no governo e a luta do Brasil contra toda forma de monopólio no que se refere à tecnologia da informação- declarou Serys, lembrando que a idéia conta com total apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em especial do ministro da Casa Civil, José Dirceu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: