Mozarildo exalta crescimento da Região Norte
Da Redação | 09/06/2004, 00h00
O Pará foi o estado que apresentou o maior crescimento industrial do país entre fevereiro de 2003 e fevereiro de 2004, registrou o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) ao divulgar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez uma reformulação na metodologia de cálculo de sua Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física Regional (PIM), passando a incluir os estados do Amazonas, Goiás e Pará. Para quem ignora o dinamismo da Região Norte, enfatizou o senador, a mudança do IBGE evidenciou a surpresa do crescimento do Pará.
Segundo Mozarildo, o crescimento global da indústria paraense foi de 16,2%, impulsionado pela extração mineral de ferro e alumínio, que teve incremento de 40%, e pelo setor de celulose e papel, que cresceu 41,1%. Para se ter uma idéia do significado desses números, enquanto o Pará cresceu 16,2%, o segundo lugar ficou com a Bahia, com aumento de 12% na produção industrial, e São Paulo, em sexto lugar, ficou nos 2,6%, destacou.
- Essa diferença, de mais de seis vezes, mostra o quanto é interessante o investimento na Amazônia, cuja economia cresce apesar de todos os obstáculos que a recessão econômica e o excesso de burocracia interpõem no caminho do empreendedor. Os economistas dirão que é natural que regiões menos desenvolvidas apresentem maior crescimento econômico porque partem de base menor. Isso é verdade, mas não devemos desmerecer os esforços desenvolvimentistas dos governos e dos investidores dos estados da Amazônia - afirmou o senador, completando que a indústria do estado do Amazonas cresceu 7,8%.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: