Tebet quer desobstrução da pauta para votar PEC dos vereadores

Da Redação | 07/06/2004, 00h00

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) fez um apelo aos líderes partidários no sentido de que busquem entendimento para votar as quatro medidas provisórias que estão trancando a pauta do Senado. Ele completou que a desobstrução é necessária para que a Casa delibere sobre matérias importantes e que precisam ser apreciadas com urgência, como a proposta de emenda Constitucional (PEC), já aprovada na Câmara, que reduz o número de vereadores em todo o país.

Se a PEC que trata da redução do número de vereadores não for votada em junho, explicou, o corte no número de vagas para as câmaras municipais de todo o país será de 8.528 cadeiras, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral de fevereiro deste ano. Aprovada a proposta, o número de vereadores passará dos atuais 60.276 para 55.214, uma redução de 5.062 vagas.

- É preciso esclarecer que se essa PEC for aprovada, vai gerar uma economia estimada em R$ 430 milhões por ano. Se houvesse um aumento de despesa eu não estaria aqui nessa tribuna fazendo um apelo aos líderes para a aprovação da matéria. Além da economia, essa PEC faz justiça à representação dos municípios - afirmou Tebet.

Na avaliação do senador pelo Mato Grosso do Sul, mesmo que o Senado não aprove a proposta até o dia 10 de junho, os partidos não serão prejudicados. Ele comentou que o partido poderá realizar sua convenção no começo do mês baseado na resolução do TSE e repassar para a respectiva Executiva o poder de completar o número de vereadores caso a PEC seja aprovada posteriormente.

Em aparte, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) solidarizou-se com o pronunciamento de Tebet e lembrou que ele próprio fez um apelo semelhante na semana passada. O senador potiguar propôs um esforço concentrado para que várias matérias urgentes sejam aprovadas antes do recesso parlamentar de julho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: