Simon pede socorro a refinarias privadas
Da Redação | 07/06/2004, 00h00
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) leu em Plenário ofício enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que a bancada gaúcha pede providências do governo para a crise por que passam as refinarias privadas. No documento, os parlamentares afirmam que a Refinaria Ipiranga S.A., situada no porto do município de Rio Grande, "já reduziu em 40% a sua produção e aproxima-se o risco de suspender definitivamente suas operações".
Ainda de acordo com o documento lido pelo senador, são enumeradas as seguintes sugestões de medidas a serem tomadas em caráter de urgência: a aquisição de petróleo, pelas refinarias, pelo valor correspondente aos preços das vendas dos subprodutos no mercado interno; utilização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o ressarcimento de perdas das refinarias privadas; e prestação de serviços dessas empresas à Petrobras.
O senador pelo Rio Grande do Sul fez um relato da saga da empresa Ipiranga, desde a década de 30 e anunciou que a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, receberá nesta terça-feira (8) a diretora-presidente do Grupo Ipiranga, Elizabeth Tellechea, que relatará as dificuldades empresariais do grupo.
Segundo Simon, parte do equipamento da empresa já está paralisado, mas sua diretoria insiste em não acabar com as atividades, em função do desemprego que gerará no Rio Grande do Sul.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: