Heloísa Helena anuncia Partido do Sol

Da Redação | 07/06/2004, 00h00

Ao lado dos deputados Luciana Genro (RS) e João Batista Babá (PA), a senadora Heloísa Helena (AL) anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento de uma legenda destinada a representar a esquerda socialista brasileira e que se chamará Partido do Socialismo e da Liberdade (PSOL), ou Partido do Sol, como a parlamentar a ele se referiu durante toda a entrevista.

Diante dos pôsteres de Che Guevara e Carlos Marighella, a senadora disse que o grupo que lançou a agremiação se sentia na obrigação de criar a nova estrutura partidária, com o objetivo de construir um projeto estratégico capaz de atender às demandas históricas dos excluídos do país. Ela anunciou o início de uma luta para agregar filiados à agremiação, mas ressalvou que ninguém está lutando para formar uma bancada no Congresso.

- O que é mais importante para nós não é o Parlamento. Quaisquer parlamentares de esquerda serão recebidos de braços abertos, mas não estamos atrás de parlamentares. Estamos trabalhando algo que, para nós, é mais importante que o Parlamento. Para nós tem muito mais vida pela frente do que nas estruturas edificantes do Parlamento.

Indagada se, representando esse partido, será candidata a presidente da República na próxima eleição presidencial, Heloísa Helena respondeu que, assim como está pronta para ir à rodoviária de Brasília ou a uma feira de Maceió em busca de militantes para o Partido do Sol, estará pronta para tarefas mais exigentes.

- Como militante socialista, tenho a obrigação de disponibilizar meu nome para todas as tarefas, inclusive para uma de alta complexidade como a Presidência da República.

Ela também anunciou que não cabem nesse novo partido -capitalistas, neoliberais, terceira via cínica, racistas, homofóbicos e machistas-.

Os deputados Luciana Genro e João Batista Babá também se pronunciaram na entrevista, informando que agora serão publicados no Diário Oficial da União o programa e o estatuto do Partido do Sol, iniciando-se em seguida a busca de filiações.

Eles disseram ter sido uma surpresa esperar 500 pessoas e ver chegar 700, oriundas de todo o país, para reunirem-se num clube de Brasília onde foi feito o lançamento da legenda. De acordo com Babá, esse partido -apoiará toda e qualquer luta, inclusive a que se faz no campo-.

Plenário

Logo após a entrevista, Heloísa Helena anunciou ao Plenário do Senado o lançamento do novo partido. Ela disse que a idéia é entregar ao povo um abrigo para a esquerda socialista.

- Para a esquerda que não fez a medíocre opção de se lambuzar no banquete fácil do poder ou de ser prisioneira dos cárceres dos palácios - afirmou.

O PSOL pode ser o primeiro partido a conquistar o registro sob a égide da nova legislação eleitoral e, para se concretizar, vai precisar obter pelo menos 438 mil assinaturas de apoio, afirmou. De acordo com a senadora, neste primeiro semestre o partido conheceu o que é o -monstrengo da legislação eleitoral-. Mas esclareceu que não estava reclamando da legislação porque lembrou que quando o Congresso aprovou suas regras foi para impedir o aparecimento das chamadas siglas de aluguel, partidos nanicos criados para fazer negócios em época eleitoral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: