Sibá apresenta balanço da área ambiental

Da Redação | 04/06/2004, 00h00

Ao apresentar um balanço da atuação do Ministério do Meio Ambiente durante o primeiro ano e meio de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Sibá Machado (PT-AC) destacou em Plenário, nesta sexta-feira (4), a adoção pelo Executivo do conceito de transversalidade para as questões ambientais.

- A política ambiental praticada pelo governo tem buscado ser estruturante em relação às ações que envolvem os demais órgãos da administração. O objetivo é que a variável ambiental seja levada em consideração desde a fase de planejamento de todas as ações governamentais, compatibilizando proteção ambiental e desenvolvimento econômico e social - afirmou Sibá.

Ele citou a adoção, pelo Ministério do Meio Ambiente, de -agendas bilaterais- com outros órgãos do governo, dentro do critério do que chamou de transversalidade. Entre os entendimentos, o senador mencionou os mantidos com o Ministério da Integração, para a elaboração do Plano Amazônia Sustentável; com o Ministério de Minas e Energia, para o desenvolvimento de energias renováveis e a redefinição nos empreendimentos energéticos na região Norte; e com a Infraero, para o combate ao tráfico de animais silvestres.

Sibá informou que está em elaboração o Plano Preliminar de Metas para o setor florestal, para o qual, segundo estimativas do governo, será necessário o investimento de R$ 2,3 bilhões até 2007, dos quais R$ 2,16 bilhões na forma de financiamento ao empreendedor e o restante por meio de investimentos públicos.

Ainda de acordo com o balanço apresentado pelo senador, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atuado com sucesso no combate à exploração ilegal de madeira e à grilagem de terras na Amazônia, além de contribuir na capacitação para o manejo florestal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: