Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF

Da Redação | 03/06/2004, 00h00

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) prestou homenagem ao ministro Nelson Jobim, que toma posse nesta quinta-feira (3) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também homenageou a ministra Ellen Gracie Northfleet, que assume a vice-presidência daquela corte.

- A estes dois gaúchos que tanto honram o Rio Grande e que, mais uma vez mostram a vocação que os homens e mulheres de nossa terra têm para o exercício da Justiça em sua plena acepção, fica aqui a nossa homenagem - afirmou Zambiasi, lembrando que Jobim nasceu na cidade gaúcha de Santa Maria e que a ministra Ellen Gracie, embora nascida no Rio de Janeiro, fez toda a sua carreira no Rio Grande do Sul, onde se formou em Direito na Universidade Federal daquele estado.

Ele disse esperar que os dois ministros no comando da mais alta corte do país possam contribuir para modernizar o Judiciário, aparelhando-o adequadamente para promover a democratização da justiça.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) também homenageou os dois ministros que estarão à frente do STF. Jobim, disse Tebet, foi um dos mais ativos deputados na elaboração da Constituição atual, e a ministra Ellen Gracie é motivo de admiração pela firmeza de suas convicções e conhecimento jurídico.

- Num futuro bem próximo vamos tê-la presidindo o STF para constatar que as mulheres estão avançando e têm competência - ressaltou Tebet.

O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) destacou a coragem da ministra Ellen Gracie em seu voto contra a taxação dos inativos e o desempenho de Jobim como parlamentar. -Essa dobradinha dará à Justiça brasileira grandes alegrias-, disse ele.

Para o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a presidência do STF nas mãos de Nelson Jobim significará a manutenção do equilíbrio entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: